9.06.2017

Suicide Prevention Awareness



Ler em Português Read in English

Setembro é o mês da prevenção dos sucídios. As estatísticas que rondam esta causa de morte são tremendas. Milhares de pessoas cometem estes atos por diversas razões. Não deve nem pode ser algo a não ter em conta, a ser visto como "normal". Para nós, mileniais, há uma grande ajuda que nos permite dar a conhecer formas de combater estes atos, ajudando aqueles que precisam de falar e que não sabem como.


Durante décadas, a MTV é anfitriã de uma das grandes cerimónias na indústria da música. Originalmente concebida como uma alternativa aos Grammy's, os MTV Video Music Awards (VMA) dão um Moonman aos vencedores das categorias que estão em votação. Muitos de nós conhecemos os VMAs, mas muitos de nós não o vemos.




Este ano, os MTV VMA's foram hóspedes de uma das atuações mais marcantes. Esta atuação foi sobre este mesmo assunto, feita pelo Logic, pela Alessia Cara e Khalid. Estes artistas atuaram com 1-800-273-8255, um recente hit de Logic, onde foram levados a palco sobreviventes vestidos de branco, com a frase "Não estás sozinho" (you are not alone) nas costas.

A atuação foi introduzida por Ke$ha, uma das artistas convidadas a apresentar. Ke$ha discursou: "É dito que, se souberes quem é que está do teu lado, não consegues experimentar medo nem dúvida. De vez em quando, uma música rara e importante, juntamente com o videoclipe, mostram o quão verdade é." Após dizer que esta música e que o videoclipe que foi feito para a mesma fizeram com que as lágrimas viessem aos seus olhos, a artista acrescentou:  "A verdade é dura, e a verdade é o que interessa. A verdade é que nenhum de nós está sozinho.". Agora, vamos à importância da música, e ao que ela transmite.


A música "1-800-273-8255" fala sobre quê?
Se nunca ouviram esta música, é uma música com uma história que se desenrola ao longo dos vários versos. O primeiro verso é quando a pessoa (a voz) está a "ligar a linha vermelha". Nele, a pessoa diz que quer acabar com a vida dele, visto não ser importante e que não tem um lugar a que possa chamar casa. 

"Nunca tive um lugar a que chamasse meu [I never had a place to call my own,]
Nunca tive uma casa [I never had a home]
Ninguém me liga para o telemóvel [Ain't nobody callin' my phone]
'Onde estiveste? Onde estás? Em que pensas?' [Where you been? Where you at? What's on your mind?']
Dizem que todas as vidas são preciosas, mas ninguém se interessa pela minha [They say every life is precious but nobody care about mine]"


É na voz da Alessia e do Logic que a verdade começa a vir à superfície, como o recetor da chamada, a pessoa por detrás da chamada telefónica: há sempre esperança, algo ou alguém que te faz querer continuar.

" É aguentar, embora o caminho seja longo [It's holding on, though the road's long]
E ver luz nas coisas mais escuras [And seeing light in the darkest things]
E, quando olhares para o teu reflexo, [And when you stare at your reflection]
Vais saber, finalmente, quem és [Finally knowing who it is]
Eu sei que vais agradecer a Deus por tê-lo feito [I know that you'll thank God you did]"

"O que é o dia sem uma noite? [What's the day without a little night?]
Estou só a tentar dar-te um pouco de luz [I'm just tryna shed a light]
(...)
Mas tens de viver, por agora [But you gotta live right now]
Tens tudo para dar, agora [You got everything to give right now]"


Durante a música, o refrão muda de acordo com o que quem faz a ligação sente. Ao começar com pensamentos infelizes e sem esperança, vai continuamente ganhando mais vida e mais coragem para realmente continuar a tentar. "A dor não é a mesma. Eu sei que o caminho que percorro parece vazio, mas estou a andar até as minhas pernas falharem.", Khalid canta. 




Porque é que a música é tão importante?
Para além da letra e da emoção que transmite, a música tem um detalhe que muita gente deixa escapar: o título da música é, nada mais nada menos, que a linha vermelha. Logic usou a National Suicide Prevention Lifeline como o título da sua música, uma música sobre suicídio, desistência e não ter esperança, com uma mensagem de que há mais para dar, para ver e para querer. 


Plataformas como as redes sociais e as indústrias (música, moda, etc..) são boas maneiras de dar voz a quem pode, de modo a ajudar aqueles que precisam. Como mostrei, o Logic fê-lo e, embora tenha admitido ser uma das músicas que menos gosta no seu álbum mais recente, é uma das músicas preferidas dos seus fãs. Aproveita para veres esta atuação de Logic, Alessia Cara e Khalid e, no final, o discurso dado por Logic aqui. 

Obrigada às celebridades que falam sobre o que a media tem medo de falar, principalmente sobre algo que acontece frequentemente por todo o Mundo, que tem a voz e as formas de mostrar que todos nós temos altos e baixos mas que todos somos iguais. 




Yours truly,

5 comentários:

  1. Gostei muito deste post! Muito importante e muito interessante! Era bom que mais pessoas se preocupassem com este tipo de problemáticas!
    Beijinhos
    http://wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Inês! Era ótimo. Infelizmente, nem a media faz referência a tais assuntos!

      Beijinho xx

      Eliminar
  2. Such an important subject to talk about! And done so sensitively

    ResponderEliminar
  3. Thank you so much for sharing!

    https://octoberslallu.blogspot.qa/

    ResponderEliminar
  4. Um assunto tão importante e ainda tão tabu na nossa sociedade! Se as pessoas se preocupassem 1% tenho a certeza que 99% dos suicídios (pelo menos em Portugal) seriam evitados.
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar